terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Bushido 武士道 - O Caminho do Guerreiro

Bushido 武士道 - O Caminho do Guerreiro 


“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.” [Miyamoto Musashi]

 Sempre fui apaixonado por artes marciais e cultura oriental, desde pequeno. Fui fã dos filmes do Bruce Lee, Jack Chan e Van Damme. Gostava daqueles animes de porrada (Cavaleiros do Zodíaco ,Yuyu Hakusho, Dragon Ball ,Samurai X e Naruto)  fiz Karate na infância ,Judô e Muay Thai na adolescência, depois que sai do ensino médio fiz Boxe, Jiu-jitsu, MMA e atualmente estou treinando Taekwondo na UnB. No meio disso tudo acabei conhecendo e absorvendo os conceitos do Bushido sem perceber, o que foi uma das minhas maiores influências. Agora você me pergunta: “o que é Bushido?” O Bushido é o código moral dos samurais; seus kanjis (武士道) significam o caminho do guerreiro; é a filosofia dos samurais por trás das artes marciais. 

  •   GI () - [Justiça] : (Curiosidade: pra quem também estuda japonês, o Kanji de justiça esta atrelado a ação correta e razão). Também pode significar retitude marcial, para alguém atingir a justiça, a pessoa tem que pensar a respeito das coisas e agir de acordo com o que acredita, no caso da retitude marcial estar preparado pra dar a vida pelo que acredita e fazer justiça.
  •    YUU () - [Coragem](Pode ser traduzido também como  Bravura heróica): O Bushido distingue entre bravura e coragem: a coragem é digno de ser contado entre virtudes só se for exercido na causa da justiça e retidão. Em seus Analectos, Confúcio diz: "Perceber o que é certo e não fazê-lo denota pobreza de coragem". Em suma: "Coragem é fazer o que é certo". Tem uma frase do Napoleão que gosto muito também: "A bravura provém do sangue e a coragem do pensamento". Lembrando que a virtude da Justiça (Razão + Ação) vem antes da coragem porque você precisa saber o que é certo primeiro e também reparar que tem gente que nasce brava e violenta, mas jamais será corajosa.
  •         JIN () - [Compaixão] (Ou Benevolência): Um samurai é um homem investido com o poder de comando e o poder de matar, era esperado que demonstrasse poderes igualmente extraordinários de benevolência e misericórdia: amor, magnanimidade, afeição pelos outros, simpatia e compaixão são traços de benevolência -- o maior atributo da alma humana. Ambos, Confúcio e Mêncio, disseram muitas vezes: a maior exigência de um governante dos homens é benevolência. 
  •         REI () - [Polidez e Cortesia ou Amabilidade): Discernir a diferença entre a subserviência e polidez pode ser difícil para quem conhece a cultura japonesa, mas para um verdadeiro homem, a cortesia está enraizada na benevolência. Cortesia e boas maneiras têm sido notadas por todos os turistas estrangeiros como traços distintivos japoneses (Ex: Os japoneses vieram ver os jogos da COPA aqui no Brasil e limparam os estádios que os brasileiros tinha sujado). A polidez deve ser a expressão de uma relação benevolente para os sentimentos dos outros; é uma virtude pobre se é motivada somente por um medo de ofender o bom gosto ("You 've got to be a man first before you can be a gentleman" – John Wayne. Não lembro em qual filme de faroeste ele falou isso, mas me marcou). Na sua forma mais elevada Polidez se aproxima do amor.
  •     MAKOTO () - [Sinceridade](Pode ser Veracidade total também): Não tem nada mais desonroso,covarde e fraco do que mentir. A verdade tem força e a palavra de um homem tem que ter peso.
  •     MEIYO (- [Honra]( Glória): Embora Bushido lide com a profissão de soldado, ele está igualmente preocupado com o comportamento não-marcial: O sentido de Honra é uma consciência viva da dignidade e valores pessoais. Lembrando também que honra e gloria são reflexos de cada sociedades nesse sentido é importante ser adaptáveis. Espero que tenha ficado claro sei que honra e gloria são muito subjetivos ,mas pro Bushido é  uma consequência social das virtudes.
  •     CHUU () - [Dever e Lealdade]: No Bushido Lealdade e dever são a mesma coisa , fazer o que tem que ser feito sempre.  Os samurais davam a vida por sua palavra e sua lealdade ao senhor feudal ou para cumprir seu dever de proteger sua terra. A Lealdade infelizmente é uma das virtudes perdidas por nossa sociedade ocidental (Só observar as estatísticas de traição em casamento ou o recente caso Fabíola ) É importante lembrar que lealdade e fidelidade seja nas amizades, relações amorosas ou mesmo valores pessoais são o pilar de qualquer pessoa forte.  Lealdade nada mais do que conservar ou ser fixo, manter ou preservar suas características originais, ou seja quem ou o que mantém-se fiel à referência (Ou essência).

Por fim quero deixar aqui um pedaço do poema "Credo dos Samurais" e o link do Livro dos 5 anéis do  Miyamoto Musashi que deu origem ao código do Bushido é um dos livros mais lidos por empreendedores orientais junto com a Arte da Guerra , li esse livro duas vezes uma e 2010 quando entrei na UnB e outra recente esse ano (2015) . 
[Parte do Credo Samurai ]
Eu não tenho pais, faço do céu e da terra meus pais. 
Eu não tenho casa, faço do mundo minha casa. 
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino. 
Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão. 
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos. 
Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.
Eu não tenho leis, faço da auto-defesa minha lei. 
Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura. 
Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo. 
Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.

Boa leitura quem quiser conhecer mais tai o link do livro:

sábado, 19 de dezembro de 2015

O Homem na Arena - (The Man in the Arena)


O Homem na Arena - (The Man in the Arena)

Não é o crítico que importa; não é aquele que aponta como o homem forte fraqueja, ou onde aqueles que realizaram algo poderiam tê-lo feito melhor. O crédito pertence ao homem que encontra-se na arena, cuja face está manchada de poeira, suor e sangue; aquele que esforça-se bravamente; que erra, que se depara com um revés após o outro, pois não há esforço sem erros e falhas; aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandeza, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso.
No original:
It is not the critic who counts; not the man who hold points out how the strong man stumbles, or where the doer of deeds could have done them better. The credit belongs to the man who is actually in the arena, whose face is marred by dust and sweat and blood; who strives valiantly; who errs, who comes short again and again, because there is no effort without error and shortcoming; but who does actually strive to do the deeds; who knows great enthusiasms, the great devotions; who spends himself in a worthy cause; who at the best knows in the end the triumph of high achievement, and who at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who neither know victory nor defeat.
 Minha primeira publicação e o nome do meu blog vêm de um trecho do discurso (Citizenship in a Republic) do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosvelt. Esse texto realmente mexe comigo  , nossa existência é muito curta e o que realmente importa é a maneira como se vive e o legado que se deixa. Por vezes não temos noção de como as coisas que fazemos ecoam na eternidade e que muitas coisas aqui terão que ser conquistadas,descobertas e construídas...Isso só se consegue com esforço ,resiliência ,ousadia , devoção a uma causa nobre, um grande entusiasmo e amor. Sem isso a vida seria fria e vazia e não aceito passar minha existência sendo mais um entre as almas fracas ,apáticas e tímidas. Eu sou mais um homem na arena. Bem vindo ao meu blog  :)