quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

As ondas gravitacionais foram descobertas e dai ?

As ondas gravitacionais foram descobertas e dai ?



        Semana passada a notícia da descoberta das ondas gravitacionais impressionou o mundo todo , estamos procurando por evidência dessas ondas a décadas! Sua importância é tão grande que provavelmente os responsáveis pela pesquisa vão ganhar o premio nobel de física (Kip Thorne da Caltech e Rayner Weiss do MIT provavelmente serão os indicados como responsáveis).  Essas ondas tinham sido previstas por Albert Einstein em 1916, as ondas gravitações são ondulações na curvatura espaço-tempo como se fosse ondas numa piscina viajando para o exterior da fonte, feita com base na teoria da relatividade geral previu o transporte de energia na forma de radiação gravitacional.

Existem duas maneiras de viver:Pode se viver como se nada fosse um milagre ,ou viver como se tudo fosse [Albert Einstein]

Se você é leigo no assunto, vou tentar explicar dessa forma: Na teoria da relatividade de Einstein o espaço e tempo são "uma coisa só" (tipo isso), mas a esse "espaço-tempo" não é algo fixo, mas maleável. Quando um objeto com massa grande (tipo grandes astros, ou buracos negros) oscila, sua gravidade gera ondas no espaço tempo que faz outros objetos oscilarem como um folha boiando num lago depois que você joga uma pedra. O grande problema é que essas ondas são muito, muito pequenas mesmo (milionésimos de milionésimos de milímetros), então um pessoal nos EUA montaram o LIGO(Laser Interferometer Gravitacional) que é um observatório que foi capaz de detectar a primeira vez essas oscilações gravitacionais. A fonte como falei precisa ser um objeto com grande massa nesse caso, foram dois buracos negros colidindo um no outro. Isso é importante porque agora não estamos limitados na astronomia a estudar com base no que vemos, podemos "escutar o Universo" (Sim essa é a analogia mais exata ), não precisamos mais olhar só pro lado iluminado do cosmos.



Esse vídeo do Brian Greene tem 3 min e uma das melhores explicações que já vi sobre o assunto.

Vídeo  dois buracos Negros Colidindo :D 30 segundos

Se você não é tão leigo no assunto, provavelmente pensou em algumas coisas e teve algumas duvidas como essas:  Exite alguma maneira prática de gerar ondas gravitacionais de maneira prática a ponto de construir dispositivos como rádios ou laser de gravidade ? Não. Diferente do rádio de Hertz  com onda eletromagnética a gravidade é uma das forças fundamentais fracas que une o Universo seria preciso girar um peso tão rápido que destruiria qualquer material conhecido pelo homem.
Sempre se usa a analogia de água pra explicar essas ondas ,posso concluir que há picos e vales de gravidade,ou usa las pra propulsão tipo "surfar no espaço-tempo"? A gravidade diferente das outras ondas é sempre "atrativa" logo a ideia dos picos e vales não é tão aplicável porque não há massa negativa (Não é possível surfar no espaço tempo). A gravidade é geralmente representada com a curvatura pra baixo (ou seja um vale) uma massa passando pelo vale tende a ir pra dentro dele isso é chamado de atração gravitacional. Se existisse massa negativa ela sofreria uma repulsão que seria representado pelo pico.
Agora que podemos ouvir o Cosmos, quais áreas os cientistas vão se focar? Não sei, mas provavelmente será em coisas como: explicação das explosões de raios gama, como a matéria se comporta em ambientes extremos (estrelas em colapsos), como foram os instantes após o Big Bang, como se comportam as estrelas de nêutrons. Provavelmente vai ser isso já que esta relacionado com as ondas gravitacionais.
Podemos usar esse novo sentido pra achar novos planetas? Dificilmente pois além da necessidade da massa ser grande, precisa de uma aceleração forte.
Qual é a velocidade real da onda gravitacional? Ela tem massa? Na teoria ela pode viajar na velocidade da luz ou bem próximo, se for próximo então tem massa e o graviton existe e teremos mais um prêmio nobel de física por essa descoberta. (Aliás acho mesmo que o próxima descoberta vai ser a existência do graviton).
É possível fazer um motor de dobra real? Não. Porque no máximo essas ondas podem viajar na velocidade da luz e não acima dela.
As ondas gravitacionais podem ser focadas ? Sim por mais bizarro que pareça a ideia de fazer uma "lente gravitacional " mas com nossa tecnologia atual isso seria quase impossível.(quem sabe no futuro).
E a criação de um dispositivo anti gravidade? Pra fazer um dispositivo anti gravidade você precisaria de força atrativa e repulsiva, logo não seria possível pelo mesmo caso do surfar no espaço-tempo, não existe anti matéria e se existisse nos não conseguiríamos manipulá-la.
O que isso representa pra viagem no tempo? Existem duas formas de viajar no tempo (Só pro futuro) ,1.a :seria aumentar a velocidade pra próxima ou igual a velocidade da luz (Teoria da relatividade restrita). A 2.a: Mover-se pra uma área com gravidade muito maior....Sim é a do filme Interestelar(Teoria da relatividade geral).  No momento ainda não desenvolvemos muita coisa nesse sentido até porque descobrimos essa onda semana passada, mas  com nossa tecnologia atual não..Quem sabe um dia afinal o futuro a Deus pertence.

No mais é isso vou deixar aqui alguns links com o livro do Victor Caruso de Física Moderna pra quem quiser se aprofundar no assunto 
Se você é aluno da UnB de exatas e faz Físca ou alguma das  Engenharias (Eletrônica, Aeroespacial , Energia etc..) Vou deixar aqui um resumo que fiz de todo o conteúdo com as fórmulas pra te ajudar sei o tanto que Moderna é difícil de entender.











quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Filosofia da Liberdade e seus impactos na Economia e na Cultura.

Filosofia da Liberdade e seus impactos na Economia e na Cultura
Libertas Quæ Sera Tamen - Liberdade ainda que Tardia

       Antes de tudo quero que você saiba que liberdade é um conceito e um desejo da alma humana. Dito isso, sabendo que milhares de pessoas morreram por amor a esse ideal e que ela teve um grande impacto na civilização, pergunto: "o que você acha que é liberdade?". Provavelmente sua resposta foi algo do tipo: "liberdade é fazer o que quiser!"; e se foi, de certa forma você esta certo. A palavra "liberal" deriva do latim "liber" ("livre", ou "não-escravo"), esse "ideal liberal" repercute em princípios como liberdade religiosa, liberdade de imprensa, eleições democráticas, direitos civil, livre comércio,  propriedade privada e liberdade de expressão. "Posso não concordar com nenhuma das suas palavras , mas defenderei até a morte o direito de dizê-las" (Voltaire ou Evelyn B. Hall).

   Na filosofia, várias definições de liberdade foram dadas. Pra Kant, liberdade está relacionada com autonomia; é o direito do indivíduo de dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Já  Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Pra Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre (esse, pessoalmente , é o mais interessante pois acredita que, independente da situação, o homem tenta ser livre).

Difícil é traçar onde  exatamente a filosofia da liberdade nasceu, mas o princípio foi o questionamento do auto-domínio (resumindo: você é o dono da sua vida"), que levou  a questões consequentes sobre a propriedade e a agressão (vida, propriedade e liberdade). Fazendo um esforço pra datar pode se dizer que a filosofia da liberdade começou a ganhar força na idade média, nos séculos XVI e XVII, e se consolidou no século XIX . A primeira "encarnação viva" da filosofia da liberdade foi a Revolução Americana de 1776 que culminou com a independência dos EUA.  "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade." (Thomas Jefferson, na Declaração de Independência dos EUA). Um dos prováveis motivos dessa nação ser tão forte é porque foi fundada no amor a vida, liberdade e no direito da procura da felicidade. Claro, depois, na história, houveram várias outras manifestações da filosofia da Liberdade: a revolução Inglesa (Rev. Gloriosa) e Industrial , a Revolução Francesa (uma vergonha que desrespeitou todos seus fundamentos e levou ao terror), fim da escravidão e a 1ª Guerra Mundial são impactos dessa ideias.  A explicação de toda a filosofia da liberdade está no vídeo..



[A Filosofia da Liberdade]: um dos melhores vídeos que já vi para explicar rapidamente o que é e em que se baseia a filosofia da liberdade! :D
Continuando... 

            Em geral, os adeptos da Filosofia da Liberdade são chamados de liberais e libertários. Suas crenças em comum são: 1 - Individualismo metodológico: sempre olhar pro indivíduo como o agente de juízo e ação, como doutrina jurídica tenta apoiar leis que garantam os direitos individuais porque acredita que coletividades não podem possuir direitos ou deveres a não ser pela coincidência com os indivíduos que a compõem; 2 - Propriedade privada, o bem justamente adquirido pertence a um possuidor; 3 - Governo limitado: governo por definição é firmado em controle, força e coerção. Para qualquer liberal, a violência do Estado, seja agredindo ou tomando seus bens (impostos), tem que ser limitada; 4 - Ordem espontânea:  através da ação humana criamos instituições, escolhemos mestres e mentores, famílias, relacionamentos, empresas e ordens nascem através dessa interação humana, que tende a ser dinâmica. 5 - Estado de direito: é a ideia de que as leis devem ser objetivas e imparciais, basicamente é a igualdade de todos perante a lei. Isso significa que as Leis do Estado de Direito estão acima grupos sociais (sexo, raça, cargo político e religião), todos serão tratados imparcial e igualmente perante a lei. 6 - Livre mercado: é o produto da ordem espontânea através da ação humana nas alocações de recursos de oferta e demanda sem a interferência do Estado (Obs.: um sistema como nosso, em que o Estado interfere na economia, não é um capitalismo de livre mercado. O Brasil é um país corporativista social democrata ).



Na Economia seus impactos são muitos, mas prefiro demonstrar porque contra fatos, não há argumentos. Esse é o mapa, segundo o índice do heritage (Index of Economic Freedom 2016), que mede o grau de liberdade econômica no mundo. Quanto mais próximo da cor verde escura, mais livre. Se você tivesse que escolher um desses lugares pra morar qual tu escolheria? Aposto que provavelmente você escolheria uma das áreas verdes.

Quando você compara os dados, percebe que a renda por pessoa dos países mais livres é 10 vezes maior em comparação aos menos livres, a qualidade de vida também é superior em todos os aspectos. Também, nas pesquisas, mostra-se que a "taxa de felicidade" (é uma declaração subjetiva, mas computada estatisticamente pelo Happiness index) é maior nos países com mais liberdade econômica (75 para 47). Países mais livres têm maiores proteções civis graças ao Estado de Direito, também têm ambientes mais limpos e vivem, em média, 20 anos a mais que nos menos livres, também têm um índice de corrupção menor graças ao Estado limitado, menor mortalidade infantil e menos desemprego. Portanto, se você realmente se importa em melhorar a vida dos outros, não pense que a solução é o governo, pois não existe almoço grátis; todo o dinheiro do Estado é, na verdade, o dinheiro do contribuinte (o seu) . Os países mais livres também são os que mais investem em caridade, porque têm menos assistência governamental ("monopólio das virtudes"), ou seja, são mais generosos.







Agora, pra você ter mesmo uma noção da nossa situação, nada melhor do que comparar nossos indicadores. Entre nesse site, escolha  um pais e compare com o Brasil. Lá você vai encontrar os indicadores de tamanho do governo e seu consumo, taxa de imposto marginal, renda  independência judicial etc. Basta clicar na barra no canto inferior esquerdo e mudar o indicador.




Vou deixar aqui também um vídeo curto (2 min) mostrando a comparação dos dados:


Espero, de coração, que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância do conceito da liberdade e sua filosofia e um pouco dos seus impactos na economia e cultura. Vou deixar logo abaixo o link dos pdf's de 3 livros que li ano passado que me ajudaram muito: "As 6 Lições", "O Caminho da Servidão" e "A Lei". Enquanto tava escrevendo, descobri uma música do Paul MacCartney chamada Freedom, que não conhecia, mas é muito boa e me inspirou a escrever; vou deixar o vídeo.

[O caminho da Servidão - Frederich August von Hayek( prêmio Nobel de Economia) ]: 
[As seis Lições -Ludwig Von Mises (fundador da escola austríaca e o cara que demonstrou a teoria do cálculo econômico que refuta socialistas até hoje) ]
[A Lei - Frédéric Bastiat (jornalista e economista que combateu as ideias do socialismo)]